quarta-feira, 10 de abril de 2013

Relatório da Cerimônia de Abertura do Circuito de Teatro e Dança
Teatro D. Canô   |  Março 2013
  
 
A Rede de Teatro e Dança do Recôncavo, no dia 23 de Março de 2013, ás 18h30min no Teatro Dona Canô, em Santo Amaro, deu abertura oficial ás suas atividades do ano de 2013, através da realização das atividades do Circuito de Teatro e Dança do Recôncavo. Fazendo-se presentes representantes dos grupos artísticos e culturais que participaram do projeto no ano de 2012, especificamente das cidades São Francisco do Conde, Santo Amaro, Saubara, São Félix, Muritiba, Governador Mangabeira e Cruz das Almas, além dos secretários de cultura de Simões Filho e São Sebastião do Passé.
Iniciamos o evento com Exposição Fotográfica no foyer do Teatro Dona Canô, registrando assim cada realização, contando com mais de 50 fotos do circuito nas cidades participantes, em 2012 o principal objetivo era difundir a arte e apresentar o projeto ao recôncavo e este foi bem acolhido. Para cada artista ao ir onde o povo estava, era retribuído com os sorrisos da população carente de ações artística naquela cidade. O circuito se reafirma ao realizar suas ações, independente de editais, de patrocínios e apoios, na RTDR os grupos são os investidores ao proporcionar sua arte gratuitamente, ao arcar com os custos de deslocamento e mesmo assim estar ali, naquele lugar distribuindo felicidade.
Dando continuidade, foram convidados para compor a mesa o Presidente Robert Alexandre, o Vice-Presidente Roberto Madder, Hildebrando Sena representando ao recôncavo baiano e Antonio Barbosa representando a região metropolitana, além do Secretário Municipal de Cultura de Simões Filho Jorge Salles e do Diretor de Cultura de São Sebastião do Passé Jean Vaz, onde cada qual apresentou sua opinião e perspectivas sobre o circuito, bem como a reafirmação da importância para as artes do recôncavo. Suas palavras eram marcadas por grande alegria, positividade e relembrava frases e fatos que foram nosso lema em 2012, frases estas como "Vamos, que vamos", "Sonho que se sonha só é só um sonho, mas sonho que se sonha juntos é realidade" fortaleceram nossa vontade em 2013 de se fazer arte, em qualquer lugar, em qualquer âmbito e com qualquer investimento. O presidente Robert Alexandre trouxe ao publico o projeto do circuito em 2013, além dos novos integrantes desta grande rede.
O então diretor de comunicação da RTDR, Vinicius Zacarias realizou uma breve explanação com o tema "O Circuito 2012 – Resultados e impactos na população", destacando a necessidade de se fomentar arte no recôncavo, além de reafirmar o complexo cultural que é a região do recôncavo baiano.
Um fator importante do circuito é que mesmo sendo voltado para o recôncavo e seus artistas, conseguiu em sua dinâmica agregar artistas de cidades que não fazem parte do recôncavo, pois a arte ela soma e como característica do povo do recôncavo a hospitalidade e generosidade fez com que esses artistas sentissem parte deste corpo.
Logo depois, foram entregues os troféus simbólico de agradecimento aos grupos Companhia de Theatro Elementos, Grupo Teatral Frutos da Utopia, Companhia Cultural de Teatro Lapid’arte, Grupo Desabafo Teatral, Cia de Artes Corporais Brilho Negro,
Grupo de Dança As Danadinhas, Grupo Teatral Energia Solar, Grupo de Hip-hop C4 Crew, Bando de Teatro Conexão, Coral Juventude Arte do Recôncavo e do Grupo de Dança Hip-Hop DNA Crew como forma de reconhecimento de sua importância para o evento e para artes da Bahia.
Finalizando a cerimônia, com a apresentação do Grupo Sony Laffe e uma confraternização.
Jamais poderíamos nos esquecer das pessoas que se doaram para transformar esta cerimônia numa grande festa, em especial a Associação de Mães do Coral Infanto-Juvenil Nossa Senhora do Rosário, e do apoio do Mercado Todo Dia – Santo Amaro.
Está aberto o IIº Circuito de Teatro e Dança do Recôncavo – 2013.
 
Vamos que vamos !

Nenhum comentário:

Postar um comentário